terça-feira, 2 de agosto de 2016

A simbologia e as plantas

     Desde o início da civilização, as plantas fizeram parte das nossas vidas, para inúmeras aplicações e celebrações. As pessoas adquiriam flores para presentear familiares e amigos em épocas comemorativas, ou para ofertar os deuses e santas(os). A simbologia das plantas, é extensa e serve para representar virtudes, estações do ano, idades, famílias (brasões), etc. através da história, muitas plantas tornaram-se símbolos de regiões, países, movimentos políticos. A Ordem de Santiago, ordem militar religiosa, que conjugava a vocação e as capacidades da cavalaria com as virtudes e os preceitos monásticos, é de origem castelhana-leonesa instituída por Afonso VIII de Castela no séc. XII. Os cavaleiros de Santiago ou santiaguistas fizeram votos de pobreza e castidade, seguindo a regra de Santo Agostinho, podendo contudo contrair matrimónio.
Em Portugal, a ordem começou a atuar desde os primórdios do reinado de D. Afonso Henriques. Participaram em várias reconquistas, juntando-se aos cavaleiros templários e hospitaleiros na grande Batalha das Navas de Tolosa, atual Espanha, travada no séc. XIII contra o Califado de Almóada. O símbolo da ordem é uma planta, Iris sp. que termina em forma de espada. Esta espécie pertence à família Liliaceae, mais conhecida pela família dos lírios.
 
Fonte: Fernandes, I. C., 2015. Guerra e Paz - A Ordem de Santiago em Portugal. Edições Colibri, Lisboa.
De Carvalho, L. M. M., 2011. The Symbolic Uses of Plants, in Ethnobiology. (eds E. N. Anderson, D. Pearsall, E. Hunn, N. Turner), John Wiley & Sons, Inc., NJ, USA.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário